sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

LE LOUVRE, 31 de janeiro

Chegou o dia!!! Ia ver a Monalisa!!! rsrsrs

Cheguei ao Museu do Louvre de metrô. A estaçao ja é uma das entradas para o gigantesco museu. Entrei, peguei o mapa e me perdi! Basico!!! Nao sabia por onde começar. O Louvre tem 4 andares e decidi iniciar pela idade média!

O palacio foi construido para Louis XIV, que depois se mudou para Versailles. Passei pelas antiguidades pré-classicas gregas e fui para o primeiro sub-solo. Fiz toda a parte de Grécia pirando com as estatuas e minhas lembranças mitologicas!

Passei pelo Egito e Mesopotâmia... Pirei no CODIGO DE HAMMURABI!!! Vi esculturas de Michelângelo e a linda Psiquê e Cupido de Antonio Canova.

La pelas 13:30hs a barriga começou a reclamar! Sai pra comer meu sanduiche em frente às pirâmides do Louvre, hipnotizada por tudo que via, quase sem notar o frio de 8ºC que fazia!

Voltei e fui direto para o primeiro andar seguindo as placas da Gioconda! Me perdi no meio de tantas belezas, até que cheguei à VITORIA DE SAMOTRACEA... é uma das 7 maravilhas do mundo que ainda restam... passei mal! Depois de enfrentar 578 japoneses por ali, segui para a sala 74, onde estava a VENUS DE MILO, ou Afrodite! La disputei lugar e fotos com mais 847 japoneses e fiquei minutos ali, olhando...devo ter saido em mais de 1000 fotos dos japas que vao reclamar depois: Koto tokotokotko!!!

Sai de la encantada, passei pela outra parte do Egito e fui atras da Monna Lisa. Eu sabia que ela nao era isso tudo, mas de olhar pra ela, cara-a-cara com Da Vinci, me deu um arrepio na espinha! Dessa vez eram 1378 japoneses na fila. Ela nao é bonita, nao é grande, mas é a Monna Lisa!!! é Da Vinci e é intrigante com seu olhar. Fui em busca de mais Leonardos e passei mal com Sao Joao Batista. Levei umas 2hs no corredor dos pintores italianos: Raphael, caravaggio, a gigantesca santa ceia de Veronese e os afrescos de Botticelli! Se eu morasse em paris iria ao Louvre uma vez por semana so pa sentir essa emoçao!

Depois disso tudo estava insatisfeita por nao ter visto nenhum Monet, meu favorito e segui para o segundo andar onde estavam os pintores franceses. Nada de Monet... de repente vejo la longe um quadro com duas meninas e pensei: Renoir! O segundo favorito, hehehe Parecia magnético, fui chegando perto pra ler o nome e bingo!!! Pensei que mamae ficaria orgulhosa de mim!!! Olhei pra pintura e lembrei da minha irma, me comovi!

Depois de 7 horas andando pelo louvre o cérebro ja nao absorve mais nada e fui embora. Procurando a saida me perdi de novo e nisso me deparei com as piramides invertidas (o santo graal do codigo Da vinci)! Muito lindo!

Entrei no metrô e voltei pra casa eralizada, acabada e muitooooooo feliz! jantei e...

Nenhum comentário: