quinta-feira, 26 de julho de 2007

Riscos

"Rir é correr o risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas devemos correr os riscos, porque o maior perigo é não arriscar nada.
Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que corre riscos é livre!"

Recebi de um amigo esse texto...
Fiquei pensando em tudo que arrisquei nos últimos meses...tudo que arrisquei por uma pessoa que demonstrava estar feliz com tudo isso. E que de repente, resolveu que não poderia arriscar nada por mim. Não valia a pena.
O que importa é que eu arrisquei e por isso sou livre...livre para um dia poder arriscar tudo de novo e encontrar um caminho limpo, de verdades e reciprocidade.
Você tirou de mim o riso, por enquanto...prefiro voltar a parecer tola, mas sorrir, porque meu riso um dia te encantou.
Você tinha razão em falar que somos diferentes. A nossa maior diferença é que nunca tive medo de arriscar por você. Nunca pensei em deixar que nossas diferenças fossem significativas a ponto de impedir que você tivesse o melhor de mim, e você teve. Enquanto você não quiser arriscar, nada vai dar certo mesmo!
Hoje eu tenho o pior de você. A indecisão, o medo, o desprezo.
E guardo comigo tudo que você tem de melhor, mas vou colocar essas lembranças lá no fundo da gaveta da memória, só assim você vai entender que o que você me mostra hoje não faz nem a você, nem a mim e nem a ninguém feliz. Porque você não está tendo maturidade suficiente para encarar seus próprios sentimentos e desejos. Não está sendo capaz de perceber quanto mal tem feito, principalmente à você.
Talvez eu também não esteja sendo madura para aceitar que você foi embora...e ao mesmo tempo se faz tão presente que me confunde toda.
Talvez nada disso faça o menor sentido, talvez o mundo gire mais rápido do que imaginamos, talvez ele pare. Talvez...
Agradeço aos meus amigos...por tudo, sempre.
E pergunto à Deus diariamente porque Ele me fez amar tanto assim? Acho que é o que sei fazer de melhor nessa vida...só que as pessoas não estão preparadas pra isso.
Será que se eu não te tratasse tão bem as coisas teriam mais valor?
Nunca vou saber a resposta. E já nem quero mais.
Porque não vai mudar nada.
A vida é assim, não é mesmo? Foi o que você me disse...

2 comentários:

Anônimo disse...

Mari, a vida é assim mesmo. Nem tudo são flores. O importante mesmo, é você estar preparada para cair e levantar. As pessoas não são como você, que se entregam simplestemente ao amor. Algumas tem medo, talvez seja o caso desse rapaz.
Lembre-se sempre. Você é única. Você é 10. Além de tudo, é loira e linda. Só falta vc acreditar mais nessas palevras.

Elaine

Anônimo disse...

Loira linda, faço das minhas as palavras da Elaine!
Vc é muito mais que isso tudo!
AMO!!!
Miriam