quinta-feira, 12 de julho de 2007

Ação e Reação

A Terceira Lei de Newton também é conhecida como Lei da Ação e Reação. Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B.

Estas forças são caracterizadas por terem:
· Sentidos diferentes
· Direções iguais
· Intensidade igual
· aplicadas em corpos diferentes, logo não se anulam.

"Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade."

Pensemos na terceira lei de Newton...

Nossa...jamais me imaginaria divagando sobre a vida e as coisas que acontecem através de leis da física! Lembra quando a gente está no colégio e pensa: pra que aprender isso? Nunca mais na vida eu vou usar!

Errado! Olha que vai usar...um dia você vai se lembrar do seu professor falando aquele monte de regras e coisas absurdas e tentar levar pro seu campo pessoal...

Como eu, agora.

Voltemos à ação e reação...

Se pensarmos em dois corpos...ou duas pessoas, essa lei é absurdamente real...e a força implicada em um deles nem tem que ser física...basta uma palavra, um olhar torto, ou até mesmo um sorriso.

A gente se vê obrigado a tomar decisões na vida a cada minuto...

Se vestimos branco, é porque escolhemos não vestir azul e isso tem uma conseqüência...insignificante, talvez, mas tem. Azul pode combinar com seus olhos e chamar a atenção de alguém...e você deixou de chamar atenção porque escolheu o branco, certo?

Tudo é uma questão de escolha...ou da força e energia que dedicamos a isto, ou aquilo...

Se falamos alguma coisa no calor da emoção, isso vai trazer conseqüências...e azar o seu se não souber lidar com elas. Ou se a força que vier na sua direção te destruir.

Muitas vezes falo coisas sem pensar...depois sinto uma vontade louca de corrigir o que falei...mas a verdade é que quando se trata de emoções, o que foi dito é o que foi sentido e isso só pode mudar com o tempo.

A gente investe emocionalmente em pessoas porque sente que elas valem à pena...e pode ser que elas não pensem o mesmo de você...mais uma vez as forças têm sentidos diferentes, e igual intensidade, porque do mesmo modo que você desejou loucamente uma pessoa, ela pode desejar afastar-se de você. O mais difícil disso tudo é viver na incerteza dos fatos e com base na interpretação...
Nos vemos obrigados a interpretar os sinais, entender entrelinhas, e analisar meias palavras...mas e se a gente não quiser ser bom entendedor pra que essas meias palavras bastem? É porque estamos fugindo...
Estamos querendo nos esconder e nos proteger de algo tão forte e doloroso que a gente acha que não terá forças pra reagir... Mas temos sim...já que é uma LEI essa tal de ação e reação. A gente pode reagir de várias maneiras...chorar, gritar, espernear, esperar, rezar, encher a cara...vai saber?
Eu prefiro pensar que, tudo que faço para alguém que eu adoro, é feito com uma força descomunal de carinho e boas intenções, portanto, a reação disso será a melhor possível...mesmo que tenha que doer.
Porque assim continuo crescendo, aprendendo e encarando a vida de maneira mais suave...
Loucura minha?
Pode ser...pensem o que quiserem... mas espero que as conseqüências dos meus sentimentos e atitudes tenham reações satisfatórias...
Espero que as minhas escolhas daqui pra frente e minhas decisões, me fortaleçam cada vez mais...para que eu sempre possa compreender suas reações... e está difícil...mas fazer o que?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, adorei esse seu post, e veio muito a calhr por um momento específico que estou passando, sensacional seu ponto-de-vista!

Maricota LHP disse...

poxa...
anônimo?
Todos nós passamos por isso...mas é a vida...
Né não?