sábado, 29 de março de 2008

Uma visão real. (Arnaldo Jabor)

Observação minha: é impossível não se revoltar...por mais que tome litros de água e leia o texto com espírito desarmado, é de doer...
Valeu Jabor...
"Foi lendo um monte de besteiras que as mulheres escrevem em livros sobre o 'universo masculino', que resolvi escrever esse e-mail.
Não tenho objetivo de 'revelar' os segredos dos homens, mas amigos, me desculpem. Não se trata de quebrar nosso código de ética.
Isso vai ajudar as mulheres a entenderem os homens e, enfim,pararem de tentar nos mudar com métodos ineficazes.Vou começar de sola.
Se não estiver preparada nem continue a ler.
E digo com segurança: o que escrevo aqui se aplica a 99,9% dos homens baianos e brasileiros (sem medo de errar).
1º Não existe homem fiel.
Vc já pode ter ouvido isso algumas vezes, mas afirmo com propriedade. Não é desabafo. É palavra de homem que conhece muitos homens e que conhecem, por sua vez, muitos homens.
Nenhum homem é fiel, mas pode estar fiel, ou porque está apaixonado (algo que não dura muito tempo - no máximo alguns meses - nem se iluda) ou porque está cercado por todos os lados (veremos adiante que não adianta cercá-lo). Isso vai se voltar contra vc.
A única exceção é o crente extremamente convicto.
Se vc quer um homem que seja fiel, procure um crente daqueles bitolados, mas agüente as outras conseqüências.
2º Não desanime. O homem é capaz de te trair e de te amar ao mesmo tempo.
A traição do homem é hormonal, efêmera, para satisfazer a lascívia.
Não é como a da mulher.
Mulher tem que admirar para trair; ter algum envolvimento.
O homem só precisa de uma bunda.
A mulher precisa de um motivo para trair, o homem precisa de uma mulher.
3º Não fique desencantada com a vida por isso.
A traição tem seu lado positivo. Até digo, é um mal necessário.
O cara que fica cercado, sem trair, é infeliz no casamento, seu desempenho sexual diminui (isso mesmo, o desempenho com a esposa diminui), ele fica mal da cabeça.Entenda de uma vez por todas: homens e mulheres são diferentes.
Se quiser alguém que pense como vc, vire lésbica (várias já fizeram isso e deu certo), ou case com um viado enrustido que precisa de uma mulher para se enquadrar no modelo social.Todo ser humano busca a felicidade, a realização. E a realização nada mais é do que a sensação de prazer (isso é química, tá tudo no cérebro).A mulher se realiza satisfazendo o desejo maternal, com a segurança de ter uma família estruturada e saudável,com um bom homem ao lado que a proteja e lhe dê carinho.O homem é mais voltado para a profissão e para a realização pessoal, e a realização pessoal dele vêm de diversas formas: pode vir com o sentimento de paternidade, com uma família estruturada, etc., mas nunca vai vir se não puder ter acesso a outras fêmeas e se não puder ter relativo sucesso na profissão.Se vc cercar seu homem (tipo, mulher que é sócia do marido na empresa), o cara não dá um passo no dia-a-dia (sem ela), vc vai sufocá-lo de tal forma que ele pode até não ter espaço para lhe trair, mas ou seu casamento vai durar pouco,ele vai ser gordo (vai buscar a fuga na comida) e vai ser pobre (por que não vai ter a cabeça tranqüila para se desenvolver profissionalmente. (Vai ser um cara sem ambição e sem futuro).
4º Não tente mudar para seu homem ser fiel.
Não adianta.Silicone, curso de dança sensual, se vestir de enfermeira, etc... nada disso vai adiantar.É lógico que quanto mais largada vc for, menor a vontade do homem de ficar com vc e maior as chances do divórcio.Se ser perfeita adiantasse Julia Roberts não tinha casado três vezes. Até Gisele Bunchen foi largada por Di Caprio, não é vc que vai ser diferente (mas é bom não desanimar e sempre dar aquela malhadinha).O segredo é dar espaço para o homem viajar nos seus desejos (na maioria das vezes, quando ele não está sufocado pela mulher , ele nem chega a trair, fica só nas paqueras, troca de olhares).Finja que não sabe que ele dá umas pegadas por fora.Isso é o segredo para um bom casamento.Deixe ele se distrair, todos precisam de lazer.
5º Se vc busca o homem perfeito, pode continuar vendo novela das seis.
Eles não existem nesse conceito que vc imagina.Os homens perfeitos de hoje são aqueles bem desenvolvidos profissionalmente, que traem esporadicamente (uma vez a cada dois meses, por exemplo), mas que respeitam a mulher, ou seja, não gastam o dinheiro da família com amantes, não constituem outra família, não traem muitas vezes, não mantêm relações várias vezes com a mesma mulher (para não criar vínculos) e, sobretudo, são muuuuuito discretos: não deixam a esposa (e nem ninguém da sua relação,como amigas, familiares, etc) saber. Só, e somente só, um amigo ou outro DELE deve saber,faz parte do prazer do homem contar vantagem sexual. Pegar e não falar para os amigos é pior do que não pegar.As traições do homem perfeito geralmente são numa escapolida numa 'boite', ou com uma garota de programa (usando camisinha e sem fazer sexo oral nela),ou mesmo com uma mulher casada de passagem por sua cidade.O homem perfeito nunca trai com mulheres solteiras.Elas são causadoras de problemas.Isso remete ao próximo tópico.
6º ESSE TÓPICO NÃO É PARA AS ESPOSAS- É PARA AS SOLTEIRAS OU AMANTES:
Esqueçam de uma vez por todas esse negócio de homem não gosta de mulher fácil. Homem adora mulher fácil. Se 'der' de prima então, é o máximo.Todo homem sabe que não existe mulher santa.Se ela está se fazendo de difícil ele parte para outra.A demanda é muito maior do que a procura.O mercado tá cheio de mulher gostosa.O que homem não gosta é de mulher que liga no dia seguinte.Isso não é ser fácil, é ser problemática (mulher problema).Ou, como se diz na gíria, é pepino puro.O fato de vc não ligar para o homem e ele gostar de vc, não quer dizer que foi por vc se fazer de difícil, mas sim por vc não representar ameaça para ele.Ele vai ficar com tanta simpatia por vc que vc pode até conseguir fisgá-lo e roubá-lo da mulher.Ele vai começar a se envolver sem perceber.Vai começar ELE a te procurar.Se ele não te procurar era porque ele só queria aquilo mesmo.Parta para outro e deixe esse de stand by.Não vá se vingar, vc só piora a situação e não lucra nada com isso.Não se sinta usada, vc também fez uso do corpo dele - faz parte do jogo; guarde como um momento bom de sua vida.
7º 90% dos homens não querem nada sério.
Os 10% restantes estão momentaneamente cansados da vida de balada ou estão ficando com má fama por não estarem casados ou enamorados; por isso procuram casamento. Portanto, são máximas as chances do homem mentir em quase tudo que te fala no primeiro encontro (ele só quer te comer, sempre).Não seja idiota, aproveite o momento, finja que acredita que ele está apaixonado e dê logo para ele (e corra o risco de fisgá-lo) ou então nem saia com ele.Fazer doce só agrava a situação, estamos em 2008 e não em 1958.Esqueça os conselhos da sua avó, os tempos são outros.
8º Para ser uma boa esposa e para ter um casamento pelo resto da vida faça o seguinte:
Tente achar o homem perfeito do 5º item, dê espaço para ele. Não o sufoque. Ele precisa de um tempo para sua satisfação.Seja uma boa esposa, mantenha-se bonita, malhe, tenha uma profissão (não seja dona de casa), seja independente e mantenha o clima legal em casa.Nada de sufocos, de 'conversar sobre a relação', de ficar mexendo no celular dele, de ficar apertando o cerco, etc. Vc pode até criar 'muros' para ele, mas crie muros invisíveis e não muito altos.Se ele perceber ou ficar sem saída, vai se sentir ameaçado e o casamento vai começar a ruir.
A última dica:
9º Se vc está revoltada por este e-mail, aqui vai um conselho:
vá tomar uma água e volte para ler com o espírito desarmado.Se revoltar quanto ao que está escrito não vai resolver nada em sua vida.Acreditar que o que está aqui é mentira ou exagero pode ser uma boa técnica (iludir-se faz parte da vida, se vc é dessas, boa sorte!).Mas tudo é a pura verdade.Seu marido/noivo/namorado te ama, tenha certeza,senão não estaria com vc (hahaha - onservação de Maricota...hahaha), mas trair é como um remédio; um lubrificante para o motor do carro. Isso é científico.
O homem que vc deve buscar para ser feliz é o homem perfeito do item 5º. Diferente disso ou é crente, ou viado ou tem algum trauma (e na maioria dos casos vão ser pobres).
O que vc procura pode ser impossível de achar, então, procure algo que vc pode achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando algo indefectível que vc nunca vai encontrar.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Agora, depois de tudo isso dito, cadê a coragem de mandar este e-mail para minha mulher??"

6 comentários:

Teka disse...

Eu li esse e-mail qdo vc mandou...rs
realmente, nao tem como vir ler com o espirito desarmado...
eu sou daquelas que fecha os olhos pra esse e-mail ahahahaha
bjs

Anônimo disse...

Sim, realmente vale a pena refletir sobre este texto. A começar pela autoria. Não encontrei nada que relacionasse a autoria do texto a Arnaldo Jabor - renomado cineasta, crítico e escritor. Para quem conhece um pouco do histórico, do estilo literário, das crônicas, temáticas e textos de Arnaldo Jabor, fica realmente difícil acreditar que a autoria possa ser atribuída a ele.

Escrever um texto, atribuir sua autoria a terceiros e disseminar pela internet é trabalho pra qualquer moleque. Mais fácil ainda é pegar um texto qualquer, assinar o nome de alguém conhecido para agregar credibilidade a seu conteúdo e jogar na rede. Certamente num país como o nosso, no qual a educação de qualidade é coisa de elite, são poucas as pessoas que terão senso crítico mínimo para questionar a autoria – o conteúdo então, nem se fale! Mais sério ainda é saber que com a democratização do acesso a internet cada vez mais e mais pessoas vão ler um montão de porcaria que circula pela internet em velocidade absurda, sem ter condições mínimas de discernir sobre sua veracidade ou validade.

Enfim, não posso afirmar com 100% de certeza que o texto não é de autoria de Arnaldo Jabor, mas tenho 100% de dúvida de que o seja.

Ao contrário do que o autor coloca no final e ao contrário do que muita gente sente ao ler o texto, não sinto revolta pelo seu conteúdo sexista, reducionista e biologicista. E também não é este o sentimento que permeia o texto que escrevo agora. Escrevo sim com a intenção única de questionar e refletir.

Após esta breve meta-reflexão, vamos ao texto propriamente dito. Algumas perguntas a serem feitas

1) A que tipo de mulher o texto se refere?
Ao meu ver às mulheres que apesar de se esconderem atrás da “máscara de mulher moderna”, contaminadas por resquícios sócio-culturais ainda definem sua identidade como nossas avós e bisavós. Ou seja, acreditam que seu valor na sociedade se dá única e exclusivamente através de dois únicos papéis sociais que lhe eram permitidos exercer: o de mãe e esposa (nota: termo esposa comumente é substituído pelo termo “mulher” – afinal fulana é mulher de ciclano, mas não se costuma dizer que ciclano é homem de fulana. Certamente não é um acaso lingüístico e sim um retrato sócio-cultural).

2) A que tipo de homem o texto se refere?
Está explícito que se refere ao círculo social do autor e que este extrapola os dados de sua amostra – extremamente tendenciosa não se esqueça – para o universo de homens a estatística quase que unânime (99,9%!!!) sem fundos científicos. Já diria Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra. O texto provavelmente se refere àqueles homens criados e educados por mulheres do milênio passado, obrigadas a fecharem os olhos para as sacanagens de seus maridos, sob pena de perderem sua identidade social de esposas e, com ela, os meios de subsistência.
Mulheres modernas desempenham atualmente outros papéis sociais que legitimam e dão sentido à sua existência. São profissionais, amigas, amantes, mães, filhas e podem inclusive escolher entre ser ou não esposas e mães. Esposa e mãe certamente são papéis, cuja grande maioria das mulheres gostaria de desempenhar, porém não são mais destinos exclusivos e obrigatórios à existência da mulher. O autor parece estar um pouco confuso. Ele mesmo menciona “estamos em 2008 e não em 1957”, mas parece que não se deu conta disso – ou só se dá conta disso para fundamentar o seu ponto de vista. Sim, estamos em 2008 e isso vale também para as mulheres.

3) Qual a ideologia do autor?
a) Ele alerta no começo: “Se não estiver preparada nem continue a ler”. Ou seja, direciona seu discurso diretamente para as mulheres. Repete o procedimento dando dicas à “leitora amiga” de como agir (ou como não agir) para segurar seu marido/casamento (“Finja que não sabe que ele dá umas pegadas por fora. Isso é o segredo para um bom casamento” / “Para ser uma boa esposa e para ter um casamento pelo resto da vida, faça o seguinte”). Vale lembrar que “segurar casamento” é coisa para nossas avós ou bisavós (novamente, não se esqueça: estamos em 2008 e não em 1957!). Mulheres modernas tem mais o que fazer do que lutar exaustivamente para “salvar” relações afetivas que não lhe são favoráveis, sacrificando sua felicidade em prol de um status sem o qual perderá sua identidade pessoal e social. Divorciada não é mais atestado de doença social.

b) De visão extremamente reducionista, resume a essência masculina ao aspecto biológico (“A traição do homem é hormonal” / “se não puder ter acesso a outras
fêmeas”) e a essência feminina ele reduz à função maternal (“A mulher se realiza satisfazendo o desejo maternal” / . A traição do homem é hormonal, efêmera, para satisfazer a lascívia.
Não é como a da mulher”). Será que o autor se deu o trabalho de pesquisar a respeito do desejo feminino? Ou será que ele fez um exercício bem simples: perguntar aos psicólogos de plantão quais são as temáticas trazidas pelos clientes – homens e mulheres – aos consultórios? Bem, até onde sabemos – e é cientificamente provado – mulheres também têm hormônios. Abra o olho, caro escritor!

c) Partindo do pressuposto que foi um homem que escreveu o texto, nada mais óbvio do que defender seus interesses pessoais sob sua ótica da realidade. Certamente o autor deve ter tido experiências afetivas bastante pobres e tem uma visão extremamente vazia das relações humanas. O autor faz apologia ao sexo gratuito (Homem adora mulher fácil).

Enfim, penso que o texto é muito interessante por traduzir um momento social de transição: saímos de um período histórico de repressão-sexual-a-todo-custo para o liberou-geral-uhuuuu! Homens e mulheres ainda estão confusos com seus papéis na relação homem-mulher, buscando meios de construir uma relação saudável respeitando suas diferenças e necessidades. Claro que traições existem e não é de hoje! Claro que existem homens cafajestes – mas mulheres com este perfil também estão em evidência. Num mundo no qual o que vale é o ter (carrões, corpões, mulherões, casa na praia, etc.), muito mais do que o ser, todos aqueles que saem do padrão “sou-o-que-tenho” são vistos como idiotas. Como resultado, observamos pessoas desiludidas e sozinhas com seus pequenos tesouros, alimentando a cultura capitalista

Como diz o autor, “Todo ser humano busca a felicidade, a realização. E a realização nada mais é do que a sensação de prazer”. Pelas idéias traçadas no texto, o autor concebe a extração de prazer única e exclusivamente pelas vias sexuais. Nem mesmo levando Freud ao pé da letra - que utilizou termos que de conotação sexual em sua teoria – poderíamos supor tamanha tolice. Se sexo fosse sinônimo de felicidade, não existiria puta triste. Economizaríamos, ainda, muito dinheiro gasto em restaurantes, festa com amigos, viagens, realização profissional, etc em troca de uma “rapidinha”. Sexo é bom – homens e mulheres hão de concordar neste ponto. Mas quem vive exclusivamente disso é dono de motel.

Leia textos autênticos de Arnaldo Jabor e tire suas conclusões. Compare com a pobreza de conteúdo e recursos literários do presente texto – ou limite-se apenas a observar a concordância verbo-nominal no decorrer do texto. Continuo duvidando que a autoria do referido texto seja dele. Quem escreve:

“O homem corneado, carente, é feio de ver. A mulher enganada ganha ares de heroína, quase uma santidade. É uma fúria de Deus, é uma vingadora, é até suicida. Mas nunca corna. O homem corno é um palhaço. Ninguém tem pena do corno. O ridículo do corno é que ele achava que a possuía. A mulher sabe que não tem nada, ela sabe que é um processo de manutenção permanente. O homem só vira homem quando é corneado”
“O amor exige coragem. E o homem... é mais covarde. O homem, quando conquista, acha que não tem mais de se esforçar e aí , dança...”

dificilmente escreveria coisas do tipo e do nível de “Uma visão real”.

Angela

Anônimo disse...

Angela,

Perfeito o que vc escreveu rs.
Amanhã mesmo vou repassar o seu texto para todas as minhas amigas que receberam esse email infâme e retrógrado. Desde o primeiro momento, duvidei que fosse do Jabor. Ele nunca estimularia um comportamento imbecil como o que o indivíduo que escreveu esse texto sugeriu que nós, mulheres, adotássemos. Novamente, parabéns pelas suas palavras muito bem colocadas.

Abraços,
KP.

Mônikita disse...

Oi Mari

Não curto muito o Arnaldo, mas infelizmente e com muita tristeza acho que existe alguns aspectos aí que são reais.
E tb acho que embora hj a mulher desempenha vários pápeis e claro se emancipou ainda acho que muitas emocianalmente são frageis e tem sim a sindrome da cinderela.
Conheço mulheres super bem resolvidas profissionalmente e são verdadeiras "princesinhas emocionais".
Essa não é com certeza a opinião que eu gostaria de dar mas acho que INFELIZMENTE é a mais realista possivel.
A mulher se preocupa muito ainda com quem é o homem e se ele trai e esquece de se preocupar com a propria vida....
Tem uma amiga que diz:
"mulher não ama cisma"

É VERDADE.

bjooooo querida aparece no meu blog

Anônimo disse...

ANGELA, PARABENS POR SUAS COLOCACOES!
VC SIMPLESMENTE EXPRESSOU A VERDADE E O QUE MUITAS DE NOS, MULHERES, GOSTRAIAMOS DE TER DITO AO LER ESTE TEXTO!

ACREDITO EM OUTOS VALORES!

ACREDITO QUE ASSIM COMO EXISTEM HOMENS VAZIOS EXISTAM MULHERES DA MESMA LAIA... E DA MESMA FORMA, ACREDITO EM HOMENS QUE TEM SENTIMENTOS (MESMO QUE NEM SEMPRE CONSIGAM EXPRESSA-LOS) E QUE FAZEM VALER UMA RELACAO SEM TRAICAO E ESTAS BABAQUICES!)

Anônimo disse...

O que o Arnaldo Jabour diz é pura verdade.

De nada adianta ser bonita, dedicada, não prender, não ser ciumenta, permitir programadas individuais. Se você tiver que ser traída, realmente será.

Eu já passei por isso. Dediquei durante 15 anos a uma pessoa, abdicando de meus amigos para compartilhar os dele, abdiquei de minha família pela dele, auxiliei-o a superar os mais diversos obstáculos da vida, afinal os problemas dele sempre pareceram ser mais difíceis do que os meus. Em uma época em que mais precisei de cumplicidade, pois estava estudando e nos finais de semana me dedicando completamente aos meus trabalhos escolares fui cruelmente traída.

Porém quem se iludiu não fui eu, foi o bobão, ele confiou em outra mulher e achou que a partir do dia seguinte poderia tê-la como amante. O bobo foi apenas usado. Ela não o quis mais e ainda deixou brecha para que eu descobrisse tudo. Ficou com o cú não mão me pedindo perdão. Não desculpei, fui muito dura, joguei muitas coisas na cara dele e ainda não permiti que ficasse com nada.

Depois de algum tempo percebi que não conseguiria prosseguir sozinha e resolvi dar-lhe outra chance. Ele ficou muito grato e muito satisfeito. Eu já não era a mesma. Por incrível que parece nossa vida começou a melhorar, porém dois anos depois fiquei com problemas novamente por questões de horário em meu serviço, fiquei trabalhando sempre até 22:30 e isso foi motivo para nova traição. Desta vez com uma amiga a qual ele dava caronas e eu, como sempre, sem ciúmes, consentia.

Fiquei quase uns três meses em depressão, não dormia, não comia, de madrugada perturbava ele, perturbava ela, ligava para ele no serviço, na estrada, deixava-o sempre aflito dizendo que ele acabou com minha vida, que fiz de tudo, que sou do tipo que todo homem admira, bonita, sensual, então ele nunca me mereceu...ficou atordoado...

TUDO ISSO SERVIU PARA ME VALORIZAR MAIS E PROVAR QUE TAMBÉM POSSO.

Continuei a levar minha vida normalmente, tentando esquecer o que me aconteceu, que tudo não passou de uma confusão passageira. Comecei a pensar mais em mim, fiz novas amizades, inclusive com pessoas mais jovens que levantarem meu astral e me levaram para “curtir a vida”, conheci outros homens, fui fácil, fui difícil, namorei, , , mas não me iludi. Até que encontrei uma pessoa pela qual me apaixonei e ficamos namorando. Fiquei muito mais bonita, modifiquei meu estilo, decorei minha casa, estava mais disposta e disponível para sair, pois ele tinha que ir buscar as crianças no final de semana.. hahaha!
De repente ele aparece de novo todo arrependido. Que eu tinha que lhe dar outra chance, que sonhou comigo, que eu estava bonita, Que eu não deveria continuar com meu namorado, Que sempre me amou...

Beleza! Deixei meu namorado e voltamos.

Agora estou por cima, continuo sendo a mesma, estou matando ele de cismas, está sempre achando que vou me vingar, que ainda encontro o ex-namorado.
Não fico mais pagando contas dentro de casa, não fico mais na beira do fogão, quando tenho de passear, vou e pronto. SOU MAIS EU.

E se me trair de novo, não vou fazer mais como antes, vou fingir que não sei e quem sabe arrumar um homem perfeito. Afinal o próprio Arnaldo Jabour disse que o homem perfeito gosta de ficar é com as casadas.


NÓS MULHERES PODEMOS MAIS DO QUE PENSAMOS, BASTA SABER AGIR. AGORA QUE APRENDI COMO AGIR REPASSO PARA VOCÊS NÃO SOFREREM COM A INFIDELIDADE MASCULINA.